Localização: Porto Feliz- SP
Ano: 2019
Área construida: 797.45 m²
Parceria: Rossana Carello
Consultoria: Arq. Adriana Palermo
Entrada Icônica para uma Arquitetura pensada para cavalos Frísio, que alia funcionalidade e estética
Projetar este refúgio equestre no belo cenário de Porto Feliz, no interior de São Paulo, foi uma experiência marcante. O Haras Fente foi cuidadosamente projetado para abrigar cavalos da raça frísios de forma eficiente e funcional, sem deixar a estética de lado.
O projeto começou pela portaria de entrada, que reflete a essência acolhedora e sofisticada do haras, com uma elegância discreta. Ao adentrar, um caminho ladeado por palmeiras e piquetes conduz os visitantes à cocheira, criando uma perspectiva linda que oferece vislumbres dos cavalos ao ar livre, trazendo o contato lúdico com os animais desde a porta de entrada do haras.
Ao adentrar, um caminho ladeado por palmeiras e piquetes conduz os visitantes à cocheira, criando uma perspectiva linda que oferece vislumbres dos cavalos ao ar livre, trazendo o contato lúdico com os animais desde a porta de entrada do haras.
A atenção aos detalhes na arquitetura deste projeto já se destaca desde o início do percurso. Optamos por piquetes com cerca na cor preta, elas minimizam a necessidade de manutenção frequente de pintura e se diluem com a paisagem, já que as cercas brancas além de demandarem a pintura frequente também se destoam do entorno.
A delimitação entre o piso intertravado da via e o jardim é feita por uma guia que evita a invasão da grama no caminho, mantendo a limpeza e organização do espaço, trazendo um acabamento que enrique a estética da entrada.
A construção principal utiliza tijolinho e pedra, materiais que facilitam a manutenção diária e oferecem sensação acolhedora essencial em projetos de campo. As janelas individuais nas baias, outro elemento essencial em nossos projetos, proporcionam aos cavalos em suas baias uma visão da paisagem, acesso visual ao entorno, contato com a brisa fresca que vem de fora, promovendo também o conforto térmico e ventilação cruzada dentro da construção, que repele moscas e mal cheiro usual das cocheiras.
Dentro das cocheiras, o gradil entre as baias faz com que os cavalos tenham interação social uns com os outros ao mesmo tempo que tem o contato físico limitado, evitando mordidas e coices que podem machucar.
As amplas portas de correr na entrada da cocheira não apenas favorecem a circulação de ar e luz natural, mas também são mais seguras para os cavalos, não batendo e assustando os cavalos, e utilizando espaço eficientemente.
O redondel coberto oferece um ambiente controlado ideal para trabalhar os cavalos dias de sol excessivo ou chuva. Também permite rodar os cavalos novos em um ambiente mais controlado do que a pista.
A metálica utilizada como partido estrutural do projeto, faceando o forro, evitando o uso de treliças, também vem para trazer mais salubridade e facilitar a manutenção com limpeza do forro das cocheiras. É comum que teias de aranha, ninho de passarinho e camadas de poeira se acumulem neste tipo de estrutura, deixando o espaço insalubre e com constante manutenção para eliminar.
Projetar para cavalos é nossa paixão, e cada projeto é uma oportunidade que nos permite proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar para os animais.
Este projeto, desenvolvido para um jovem casal, representou um marco para nós. Além de oferecer um espaço esteticamente agradável, ele integra todas as funcionalidades necessárias para a criação eficiente de cavalos.