Localização: Indaiatuba- SP
Ano: 2022
Área construida: 346,55 m²
Arquiteta resposável: Isadora Andrade Queiroz

 

Conforto e funcionalidade: Um refúgio para cavalos de polo dentro de um terreno compacto

 

Este projeto certamente se destacou como um dos mais desafiadores que abordamos no escritório, permitindo-nos aplicar toda a nossa expertise acumulada ao longo dos anos em projetos para cavalos.

As instalações equestres do cliente estão localizadas no condomínio Helvetia Village, no interior de São Paulo, onde o polo é o centro das atrações.  Neste local existem algumas particularidades: cada proprietário que joga polo e é também associado ao clube Helvetia tem direito a um lote adicional de 1.000m² para construir suas cocheiras para cavalos.

 

 

O desafio para o nosso escritório surgiu aqui: criar um projeto que incluísse um programa de 20 baias, quarto de sela, duchas para cavalos, depósitos de feno, cama e ração, banheiro e uma casa com quarto, sala e cozinha para funcionários.

 

 

 

Ao projetar o espaço das cocheiras, consideramos conceitos essenciais para a saúde e qualidade de vida dos cavalos, como gradil entre baias, permitindo contato visual entre os cavalos, o que é importante para seu bem-estar e interação social, devido a natureza do animal.  

A frente aberta das baias melhora a ventilação, eliminando mal cheiro e maximizando o conforto térmico.

 

 

 

Todos os acabamentos foram cuidadosamente pensados para conforto do animal:
As luminárias também foram estrategicamente posicionadas entre as baias (ao invés de no centro delas), evitando a incidência direta de luz sobre o dorso dos animais. As luminárias nas laterais ajudam a não projetar tanta sombra (que podem assustar os cavalos) e também maximizam a área de luz. A luz amarela também proporciona maior conforto visual aos cavalos do que as brancas.

 

 

O piso de borracha utilizado nas duchas, ajudam o cavalo a não escorregar no piso molhado. No momento de duchar os cavalos, as moscas aparecem por gostarem da umidade, é comum os cavalos baterem a mão ou o pé com mais força no chão para espantar os insetos, é aí que entra a importância de um piso macio, ele vai ajudar a minimizar o impacto e evitar lesões.

 

 

Grandes cochos localizados fora das baias dos cavalos tem uma função especifica para o esporte do polo: Ao finalizar uma partida, os cavalos chegam em grande quantidade ao mesmo tempo, com os bebedouros externos não precisam esperar até tomarem banho e irem para suas baias para se hidratarem, o cocho horizontal próximo a ducha serve para facilitar o manejo e oferecer água aos animais logo que eles chegam da partida.

 

 

 

No que diz respeito aos materiais, optamos por telhas termoacústicas que otimizam o conforto térmico dos cavalos, mantendo as cocheiras frescas e arejadas. Além de proporcionar excelente isolamento, essas telhas são uma opção segura tanto para pessoas quanto para os animais, pois são não parafusadas, eliminando o risco de desprendimento ou destelhamento.

As paredes revestidas de pedra adicionam um toque acolhedor ao projeto, realçando o volume da fachada com um material atemporal que exige pouca manutenção. Esse revestimento, além de esteticamente agradável, atua como uma barreira térmica contra o forte sol que costuma aquecer demais as alvenarias.

 

 

 

As meias paredes em tijolinho não só conferem um charmoso ar de campo às cocheiras, mas também reduzem a necessidade de manutenção relacionada a sujeira e pintura, localizando-se na parte mais baixa da estrutura, onde a sujeira tende a se acumular.

Para finalizar, a paginação do piso intertravado de concreto foi cuidadosamente projetada para incluir detalhes que emolduram os ambientes, evitando a monotonia de um piso completamente uniforme e agregando valor estético ao espaço.

Trabalhar com essa família apaixonada por polo, foi uma experiência incrível. Desejamos-lhes muito sucesso! Esse projeto reafirma nossa paixão por criar espaços para cavalos que não só atendem às necessidades técnicas, mas também capturam a essência de nossos clientes.