Você perde dinheiro quando não escolhe um nicho.
Que a faculdade não prepara ninguém para o mercado de trabalho você já deve estar careca de saber, mas e se eu te disser que você pode estar deixando dinheiro na mesa por tentar abarcar todo e qualquer projeto pela frente.
Como assim, Diana?
Eu explico.
Fazer o que todo mundo faz não te diferencia dos seus concorrentes. Na verdade, você é simplesmente mais um – arquiteto ou engenheiro que trabalha com construções residenciais, reformas, design de interiores… Existem milhares de profissionais que fazem o mesmo que você.
Ou seja, você sempre estará disputando cliente por preço. E já te adianto que essa não é uma estratégia eficiente para quem deseja uma carreira bem sucedida no longo prazo. Mas isso é assunto para outro texto.
Aqui, meu objetivo é mostrar para você que escolher o nicho certo pode te guiar rumo ao sucesso. Isso porque:
Você vai se destacar da multidão.
Ao escolher um nicho específico, você tem muito mais facilidade para agregar valor ao seu trabalho e se destacar. Você direciona toda a sua força de comunicação e vendas para um único público que estará muito mais interessado em contratar o seu serviço.
Eu optei pela arquitetura equestre e você já vai entender o porquê.
Apesar do tamanho e da robustez, os cavalos são animais sensíveis ao ambiente, à alimentação e ao manejo. Qualquer problema que interfira em um desses três pilares pode gerar grandes prejuízos na saúde do animal e grandes prejuízos financeiros para os seus proprietários.
Os donos de cavalo conscientes sabem disso e investem o que for necessário para garantir que seus animais estejam saudáveis e aptos para o trabalho que lhes é proposto, como por exemplo, esporte, lida, reprodução, exposição.
Encontrar um profissional que entenda essas necessidades tão peculiares e específicas é uma missão quase impossível. Tanto é que quando comecei a estudar o assunto, tive que buscar referências fora do Brasil para aprender e adaptar para as realidades dos meus clientes.
Um proprietário de haras, um dono de fazenda, um criador de cavalos sabe que um arquiteto especialista em projetos equestres entende das necessidades dos seus animais, entende o dia a dia da criação, do manejo, ou seja, sabe resolver os seus problemas mais específicos que outro profissional não saberia.
E por isso, está disposto a pagar mais pelo serviço que irá atender especificamente a sua demanda do que um arquiteto generalista. E é exatamente aqui que a mágica acontece. Ser uma arquiteta no nicho equestres me fez fechar projetos de pelo menos 30 mil reais.
Isso é 6 vezes mais do que eu recebia em projetos residenciais.
E hoje, depois de anos atuando neste mercado, eu consigo fechar projetos ainda mais lucrativos. E é isso que eu compartilho, toda a minha jornada neste mercado tão promissor, https://www.instagram.com/arquitetura_equestre/
E você é meu convidado para conhecer esse universo incrível que me permite ser uma arquiteta 30k.