Ele é quem vai nos levar de um lugar para outro dentro do pavilhão, sobre ele que nossos clientes e funcionários irão caminhar. O corredor de um estábulo é onde passamos boa parte do dia, indo de um lugar a outro, escovando cavalos ou simplesmente ficar por ali, esperando para montar o próximo animal, conversando; é ao mesmo tempo uma área de circulação, um foyer e até uma sala de estar. Também é um lugar de primeiras impressões: é lá que os visitantes irão conhecer seu espaço, o primeiro lugar do interior do pavilhão que irão ver.
Por causa de todo movimento e múltiplo uso que o corredor das cocheiras tem, existe uma linha tênue entre um material incomodo a um perigoso.
Concreto – É uma solução relativamente comum, por sua durabilidade e fácil manutenção. Um dos maiores inconvenientes deste material é que pode se tornar muito escorregadio, especialmente se o cavalo estiver molhado, uma solução alternativa é texturizar deixando sua superfície rugosa, mas há que ter cautela para não torna-lo abrasivo. E como o seu próprio nome sugere, ele é rígido, pouco maleável, tem forte impacto nos tendões.
Tapetes/ esteiras de borracha – De fácil adaptabilidade, podem ser instalados sobre qualquer superfície, seja ela um piso de terra compactada ou de concreto. Enquanto a texturização do concreto pode reduzir o risco de escorregamento, tapetes de borracha podem mitigar ambos os perigos de escorregamento e a questão conforto. Tapetes de corte personalizado de borracha, que se interligam, podem criar uma aparência uniforme que não comprometa a estética, no entanto, um dos inconvenientes está na junção do piso com o tapete, que pode ser desgastar mais nas extremidades e “dobrar” com o tempo, para evitar acidentes é necessário fazer a troca do piso sempre que isso aconteça. Também, as esteiras podem ser mais difíceis de levantar para lavar e depois coloca-las no lugar.
Piso intertravado de borracha– Continuam a crescer em popularidade pois oferecem a estabilidade e durabilidade do concreto, mas oferecem segurança por serem antiderrapantes e macios para os tendões. É um material nobre que não tem produz poeira, mas assim como os pisos de concreto, devem ser trabalhados com sistema auxiliar de drenagem. Possuí uma variedade de formas, tamanho e cores para atenderem a estética e deixarem o corredor mais atrativo.