Pergunte a qualquer um que tenha cavalo estabulado no Brasil sobre os problemas dentro das cocheiras e entre eles você provavelmente ouvirá "o calor". Quente e úmido, é assim que é classificado o nosso verão em grande parte do país, em algumas regiões no inverno também. A ventilação em cocheira é de extrema importância; O sistema respiratório sensível de um cavalo é suscetível ao mofo, ao fungo e a presença da amônia em sua cama.
Vamos ver aqui qual o tipo ideal de ventilador para sua cocheira.
Ventiladores de teto
De uso tipicamente residencial alguns proprietários preferem utilizar este tipo de ventilador para refrescar a baia de seus cavalos. Há que se atentar para algumas questões como a altura do ventilador que deve estar fora do alcance do cavalo (se você possui um pé direito baixo e seu cavalo se assustar dentro da baia pode se machucar com o ventilador que tem as pás expostas); também para o fluxo de ar, normalmente o ar quente fica na parte alta do telhado, o ideal é posicionar o ventilador abaixo da camada de ar quente e deixar aberturas (como cúpulas por exemplo) para que ele seja eliminado.
Ventiladores de parede
A vantagem deste tipo de ventilador é que se você possuí uma abertura para a area externa pode fazer com que o ar se movimento de forma horizontal, criando uma corrente de ar. Porém, este tipo de ventilador deve ser feito especialmente para uso agrícola, muitos deles (para uso residencial ou comercial) não são seguros para os cavalos, mesmo que as pás estejam embutidas em uma grade. A questão é que o motor fica exposto quando ele deveria ser fechado, especial para um ambiente com poeira. Se um pouco de feno ou serragem atinge as partes quentes do motor, ele pode queimar e causar pequenas chamas.
É importante lembrar que para nenhuma das soluções os cabos ou fios elétricos devem estar expostos. Se você não possuí uma alvenaria ou fechamento adequado para embutir a solução é passar a fiação em eletrodutos.
Imagens: Big Ass Fans, InfoHorse