Semana passada recebi e-mail de um leitor falando que gostaria de ver mais instalações menores, para pequenos criadores ou aqueles proprietários que tem cavalos para seu lazer, porque simplesmente gostam do animal.
Fizemos este post para mostrar que pequenas cocheiras também podem ter um grande impacto e um grande design.
Vamos começar com este projeto de nossa autoria, com um design que priorizou a funcionalidade e eficiência da cocheira, esta pequena estrutura possuí 4 baias, quarto de sela, depósito de grãos, ducha e piquete na face posterior da fachada (fundos).
Como vivemos em um país tropical, a ventilação otimizada foi prioridade, possibilitada pela ventilação cruzada na cobertura, gradil vazado nas frentes de baia e porta dos fundos (com a possibilidade de abrir somente a parte superior, virando uma janela).
O projeto abaixo, tem algumas diferenças no conceito de design, com corredor central e uma estrutura que pode ser fechada através das portas de correr localizadas nas duas extremidades.
Um design mais fechado, porém, que da mesma forma possibilita a interação dos cavalos de dentro da baia com o meio ambiente externo através de pequeno piquetes onde eles podem “se esticar”.
Internamente, portas de correr facilitam o manuseio, as divisórias vazadas otimizam a interação e qualidade de vida dos animais. Uma ducha fechada também pode servir de tronco nos dias de fazer os dentes, ferrar, medicar, etc.
Esta linda instalação abaixo, segue o mesmo conceito de aberturas para piquetes, com o detalhe de que ela tem também uma área coberta no pasto, que ajuda a proteger a parte interna (portas) da chuva e também como beiral para o sol, ajudando a minimizar o calor.
Ainda falando sobre cocheiras com corredor central fechada nas laterais, o projeto abaixo possuí algumas telhas brancas que otimizam a iluminação o interior do estabulo, além disso, a abertura superior no lanternim possibilita a eliminação do ar quente.
Atenção para o acabamento de meia parede em pedra, fez toda diferença para deixar a estética mais atrativa.
Abaixo, seguindo a linha “corredor aberto”, duas cocheiras na cor branca que eu adoro! O branco reflete mais do que retém a luz, portanto além de ter um efeito de destaque na paisagem, em conjunto com a iluminação direcionada artificial durante a noite fica ainda mais atrativo! Porém, há que se atentar para a manutenção e limpeza.
Já a madeira, tem um ar mais aconchegante, por ser um elemento natural deixa o ambiente acolhedor. Nos piquetes individuais ao invés da madeira o arquiteto optou pelo metal, que pode se mostrar uma escolha sabia em alguns casos, visto que não demanda a manutenção que a madeira tem (tanto pela pintura, quanto pelo desgaste causado pelo tempo e até os próprios cavalos). O metal também ajuda a evitar vicios como do cavalo engolir ar, por ser uma estrutura rigida não se mostra atrativa para que eles queiram “mordiscar”.
Imagens: Morton Buildings , Pinterest