Escolhendo a iluminação ideal
Embora a iluminação natural seja mais do que desejável nos estábulos, reconhecemos que iluminação artificial também se faz essencial para o bom funcionamento .
Muitos proprietários planejam de forma equivocada e ineficiente a iluminação dentro da sua cocheira, acabando com sombras indesejáveis na área de trabalho. Planejar a iluminação de uma cocheira é diferente de qualquer outra, levando em conta que você te um grande corpo do cavalo no caminho de tudo.
O equivoco mais comum é colocar uma iluminação direta no centro de cada baia, esta irá ser bloqueada pelo tronco do cavalo, deixando suas peras e pés no escuro, além de provocar sombras que podem assustar o animal.
No corredor central podem ser utilizadas iluminações diretas, amparadas por arandelas irão otimizar a visibilidade da área de trabalho.
Economizando energia
Além de abusar da iluminação natural, que é uma forma de energia gratuita e saudável como já falamos algumas vezes aqui, a dica para ajudar a economizar são as lampadas de LED. Apesar de terem um custo inicial superior as comuns, além de economizarem muito energia elétrica elas também não esquentam nos dias de calor.
Ter níveis de iluminação focados na área de trabalho também é uma forma de economizar em energia, além de planejar adequadamente os circuitos para que se acendam somente as luminárias necessárias.
Imagens: Waikii Ranch e GH2 Equine