Uma das coisas que nós descobrimos ainda jovens são nossa lateralidade, ou seja, se você é destro ou canhoto. Isso faz uma enorme diferença, especialmente na hora de escrever, abrir objetos, mas também se reflete nas nossas pernas por exemplo, ao chutar uma bola: Se você é destro, tende a se equilibrar melhor ao chutar com a direita.
Lateralidade significa que eles preferem a direita ou esquerda ao executar uma variedade de atividades, tais como galope, alongar ou saltar. Saber que lado o seu cavalo prefere pode fazer uma enorme diferença para o sucesso da sua formação.
Em um estudo, 40 cavalos (machos = 20, fêmeas = 20) foram testados para ver se eles apresentavam sinais de lateralidade. Os procedimentos experimentais incluíam observar os cavalos livres e montados, isso permitiu analisar a direção que preferiam. Os resultados foram surpreendentes: Eles não só encontraram provas claras de lateralidade na maioria dos cavalos, mas também havia uma diferença sexual pronunciada, as fêmeas normalmente preferem a direita e os machos a esquerda. Os resultados foram publicados na revista científica americana Applied Animal Behavioral Science.
Acontece que há uma maneira ainda mais fácil de dizer de que lado o seu cavalo prefere: Basta olhar para os espirais na face do seu cavalo e ver o caminho que eles fluem. Por exemplo, se ele corre no sentido anti-horário quer dizer que provavelmente seu cavalo é canhoto, se ele corre no sentido horário há grandes chances dele ser destro!
Pode soar estranho, certo? Porém, esta lateralidade foi medida, registrada e publicada em diversas revistas científicas do comportamento de eqüinos.
Como nós, também existem aqueles que são ambidestros, eles representam cerca de 10% dos equinos conforme relatado em um outro estudo realizado com 219 cavalos.
Essa informação também é importante para a formação equitação e manipulação do cavalo. Por quê? Porque se você introduzir novas habilidades para o seu cavalo à direita e tiver um animal destro, você vai achar que você tem muito menos resistência. Pense desta forma: se alguém estivesse tentando lhe ensinar como realizar um exercício novo, seria mais fácil para você se experimentar pela primeira vez usando sua mão / perna direita ou esquerda?
A maioria de nós aprendem as coisas mais rápido quando praticá-lo primeiro com o nosso lado preferido. O mesmo é acontece para os cavalos. Portanto, esta é uma valiosa dica treinamento do cavalo para poupar-lhe algum tempo com tentativas e frustração!
Boa sorte!