Esta bela casa com estábulos, de arquitetura moderna na costa oeste do Canadá teve como partido o uso de materiais naturais e presentes na região; tais como basalto (um tipo de rocha), madeira (cedro) e zinco (amplamente utilizado nas coberturas e fechamentos deste rancho).
Apesar de seu telhado aparente (uma característica marcante das casas de arquitetura contemporânea é o telhado embutido) esta casa possuí um ar de modernidade por conta da utilização da cobertura metálica com baixa inclinação e suas paredes revestidas com chapas no mesmo material.
A face inferior da cobertura das cocheiras (forro) revestida em madeira ajuda a otimizar o conforto térmico do espaço, além disso, a escolha deste material ajuda a “quebrar” a frieza das chapas metálicas presente nas paredes externa da cocheira e da casa, deixando a arquitetura mais acolhedora.
Internamente, a iluminação natural inunda o corredor central do pavilhão de cocheira dos cavalos. Este conceito, além de deixar o ambiente mais atrativo, ajuda a otimizar as tarefas do dia a dia, tornando mais fácil de executar limpeza das baias, o trato do cavalo, entre outras funções desempenhadas dentro de uma cocheira.
A porta de correr na entrada do pavilhão também é uma forma de evitar acidente com o “abre e fecha” das folhas que podem acidentalmente esbarrar em alguém ou algum animal, evita o risco da porta bater e assustar os cavalos, além de ser mais fácil de manusear enquanto alguém estiver segurando um cavalo no cabresto por exemplo. Atenção também para a amplitude do corredor, permite os animais passarem com segurança.
A casa sede do haras (ou rancho) segue a mesma linguagem das cocheiras, tanto no fechamento das paredes quanto no padrão de cobertura e materiais. Desta forma a união harmônica dos edifícios ajuda a compor uma arquitetura encantadora.
Imagens e projeto: Blackwellarchitecture