Benefícios da hidroterapia em cavalos

Manejo e dia-a-dia

Pessoal, no último dia 09 nós participamos de uma publicação no blog Brasil Cowboy onde em conjunto com a fisioterapeuta de equinos Katia Ferraro, proprietária da Equinecare, pudemos falar um pouquinho sobre esta terapia que trás inúmeros benefícios aos animais. 

A natação para cavalos vem se apresentando como uma prática cada vez mais comum nos países da europa, não somente para animais em tratamento, mas também como uma ferramenta complementar de trabalho e condicionamento para otimizar o desempenho do equino atleta. Entre as vantagens desta terapia estão os benefícios psicológicos, especialmente quando levamos em conta que os animais passam o dia em confinados em baias, toda a energia reprimida pode ser extravasada em uma atividade de baixo impacto em um ambiente seguro e controlado.

Dor, inflamação e dependência de medicamentos para dores podem ser reduzidos, pois é uma forma não concussiva de terapia, especialmente indicada para cavalos com artrite, laminite aguda ou crônica e contusões. Também se mostra eficaz na reabilitação pós-operatória, visto que, com dias de imobilização pós-cirurgica os músculos dos cavalos podem sofrer graves lesões ou até mesmo atrofiar; a natação permite que o cavalo comece a usar seus músculos e sistema cardiopulmonar dentro de 7-14 dias após a cirurgia. A duração do tempo de exercício é gradualmente aumentada enquanto o cavalo recupera a sua capacidade para suportar a atividade mais intensa.

A piscina pode variar de acordo com as necessidades de cada local, no entanto recomenda-se que tenha uma rampa de acesso para uma descida gradual e piso anti-derrapante para maior segurança. Algumas instalações utilizam uma profundidade de 3- 4,50m e a temperatura da água deve girar em torno de 19°C, esta temperatura permite os músculos do cavalo permanecerem relaxados e também o seu corpo liberar o calor em excesso. A água da piscina deve ser completamente filtrada 3-6 vezes por dia e é recomendável que o animal seja lavado antes de depois da natação para eliminar sujeiras e produtos químicos.

Como todo exercício, deve ser feito com moderação pois o excesso pode prejudicar o animal devido a sua postura (pescoço alto) quando o cavalo está exausto de nadar posiciona-se assimetricamente o que resulta em uma tonificação desigual dos músculos envolvidos no movimento. E lembrem-se de que todo tratamento deve ser feito em conjunto com um profissional veterinário especializado na área.

Quer saber mais? Leia sobre as 3 razões para fazer hidroterapia em seu cavalo

Facebook
Twitter
LinkedIn