Arquitetura modernista – Cocheiras cor de rosa

Estábulos / Cocheiras

Em homenagem ao dia das mulheres, o post de hoje é sobre um projeto de estábulos que tem como uma de suas cores predominantes o rosa! Trata-se da Cuadra San Cristóbal, uma propriedade equestre triunfante mundialmente aclamado localizada na Cidade do México e executada pelo arquiteto ganhador do Pritzker Prize (considerado o Oscar da arquitetura)- Luis Barragán, em 1968.

O jogo de tons rosados, paradoxalmente, ressalta a geometria abstrata dos muro e aparência da água. Apesar dos quase 50 anos de construção, o projeto dos estábulos ainda parece atual. 

O conjunto de mais de sete acres possuí uma casa principal, estábulos, casa de hóspedes com dois quartos e duas piscinas em forma de “L”, uma para as pessoas e uma maior para os cavalos. A fonte de água, uma marca registrada de Barragán, ao cair na piscina reproduz um som que, como o próprio arquiteto descreve, remete a “paz, alegria, e repousante sensualidade.” Do outro lado do muro cor de rosa, estão a pista e estábulos.

A fonte, denominada fonte dos amantes, é um espaço comum de uso publico do espaço. Foi construída para que os animais pudessem tomar água “a profundidade do reservatório foi calculada para que quando o cavalo entre, a água chega a sua barriga” explica Barragán.

Atualmente a propriedade está a venda, o valor estimado é €10.000.000.

Facebook
Twitter
LinkedIn