Localizado na parte mais alta da capital do estado de Morelos, 85km a sul da Cidade do Mexico, o centro equestre Del Bosque abrange uma área de cerca de 17.000m² e encontra-se em meio a uma floresta de pinheiros locais com arquitetura que reflete a memória do local. Organizado em três níveis aninhados em um terreno inclinado com paredes de retenção, rampas e escadas fazem a conexão de cada plano.
O nível intermediário contém os espaços sociais utilizados principalmente pelos espectadores, que incluem café, terraços ao ar livre, banheiros e vestiários. Abaixo, a menor área, abriga a pista de areia e paddock.
De geometria simples mas expressiva, o projeto também leva em conta a sustentabilidade através de uma combinação de materiais de origem local, aproveitamento de águas pluviais, filtragem biológica da água para irrigação, iluminação de LED, entre outros.
Gostei muito do projeto, da forma sabia como foram utilizados os materiais (blocos de concreto/ painéis de madeira para conforto térmico) e adorei a ideia do “espelho d’água” no pátio central, os seixos deram um toque charmoso e além de bonito os cavalos podem tomar água logo que saem da pista!