Quem me conhece sabe que sou apaixonada por arquitetura e também cavalos! Meu trabalho final de graduação foi um centro de equoterapia e vi que pouca coisa se encontra relacionada ao tema arquitetura para equinos (cavalos) no Brasil. O arquiteto John Blackburn do escritório Blackburn Architects com sede em Washington, DC, se especializou no assunto e vou compartilhar aqui algumas dicas para quem quer mais informações relacionadas a arquitetura equestre!
Assim que você tira um cavalo da natureza e o coloca em um estábulo, está assumindo uma responsabilidade. Um pavilhão de cocheiras funciona como a Mãe Natureza, você controla o meio ambiente e a saúde do animal. Se não for feito corretamente, corre o risco de prejudicar a saúde do cavalo.
Ao longo dos anos, muitos arquitetos não se atentam ao fato de que o fluxo de ar, iluminação e posicionamento relativo a brisa que prevalece são fatores cruciais na definição da saúde de um estábulo. Por exemplo, o tradicional pavilhão de cocheiras com corredor central aberto nas laterais, geralmente projetado por arquitetos que não estão familiarizados com cavalos, faz as doenças transmitidas pelo ar a fluir em linha reta ameaçando cada cavalo na corrente de ar do animal infectado. O ideal é alterá-lo em função da aerodinâmica. Isso faz com que o ar fique limpo e os cavalos felizes, afirma Blackburn.
Seus estábulos em regiões mais quentes são de concreto, já que o material se mantém com uma temperatura agradável e longe de cupins. Além disso a maioria dos seus projetos contemplam aberturas zenitais, que fazem a exaustão do ar quente através do efeito chaminé e “puxam” o calor do chão. O calor subindo tem-se uma ventilação natural, mantendo os cavalos confortáveis. Cavalos suportam melhor o frio que o calor.
“A requintada atenção aos detalhes que John Blackburn mostra em seus projetos é excelente. De pé-direito alto, iluminação natural e conforto, todos os cavalos devem viver como reis e rainhas. Não é uma desordem extravagante, mas sim a idéia de um design limpo e simples. Afinal, os animais também merecem luxo assim como nós “, disse Ashley Cline de EquestrianStylist.com.