Abertura em curva ilumina as cocheiras de Santiago

 04 de Dezembro de 2018

Estábulos / cocheiras

Uma clarabóia que corre ao longo do cume desses estábulos perto da capital chilena de Santiago permite que a luz do dia seja inundada por treliças de madeira laminada que sustentam seu teto curvo.

cocheira de cavalos

O arquiteto Matias Zegers, de Santiago, projetou as cocheiras para um centro equestre que ocupa um complexo de três hectares ao pé da Cordilheira dos Andes.

Zegers, que fundou a Matias Zegers Architects, monta cavalos desde a infância e queria criar um estábulo que oferecesse as melhores condições possíveis para o bem-estar dos cavalos.

A estrutura simples, de duas águas, pode acomodar 14 cavalos de hipismo e está posicionada perto de uma pista de treinamento em um terreno cercado por árvores nativas de quillayes.

estrutura hipica para cavalos

A principal característica do edifício é a iluminação zenital, que vai de uma ponta à outra e fornece luz natural suficiente para os tratadores trabalharem em ambientes fechados durante todo o ano, com pouca luz artificial.

A abertura é mais estreita em suas extremidades, onde as baias estão situadas para garantir um ambiente calmo e tranquilo para os cavalos. Ele se alarga em direção ao centro para fornecer iluminação adequada as duchas e quarto de sela.

projeto de arquitetura para cavalos

Os tetos forrados de madeira em ambos os lados da clarabóia são curvados para permitir que a luz se difunda suavemente sobre suas superfícies. Uma dupla camada de vidro foi usada para criar uma qualidade de luz mais uniforme.

"Quando vistos à distância, tanto a forma quanto a textura [do prédio] fazem com que ela desapareça não apenas nos olhos, mas também na memória", explica Zegers, "desaparecendo junto com os cem estábulos similares que poderíamos ter visto".

Superfícies externas revestidas em madeira escura ajudam os estábulos a se misturarem com a paisagem. As fachadas escuras são complementadas por telhas metálicas que cobrem a superfície suavemente curvada e inclinada.

"A camada externa de telhas metálicas se estabelece como um tecido, negociando com essa geometria sem problemas", acrescentou Zegers. "A luz do dia reflete sobre esta pele, exibindo diferentes matizes em sua cor de bronze acetinado."

O edifício foi construído com madeira laminada. A estrutura e as paredes foram pré-fabricadas em uma fábrica na cidade chilena de Los Ángeles e montadas no local em apenas 45 dias.

Fonte: Deezen

 Comentários

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

 Nós respeitamos sua privacidade e somos contra o spam na internet.

Leia também

1
Olá! Está com alguma dúvida sobre os projetos ou gostaria de um orçamento? Posso te ajudar agora via WhatsApp!